Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Pages

Saturday, April 29, 2006

OS ERROS NA FORMAÇÃO DE BONS LEITORES




É muito comum ouvirmos por aí que o brasileiro não tem o hábito de ler. Há um pouco de controvérsia quanto a esta afirmativa.Quem costuma fazer uso de transportes coletivos como ônibus e metrô, por exemplo,pode dar uma breve olhada ao redor e ver que sempre há vários usuários entretidos com algum tipo de leitura. O maior problema não é a falta do hábito e sim a diversificação dos tipos de leitura.
É verdade que em nosso país há um grande número de analfabetos de fato e ainda os chamados analfabetos funcionais.Não se pode ignorar que os preços dos bons livros não costumam ser acessíveis à maioria das pessoas. Mas ainda há um aspecto mais importante: a forma como a literatura é apresentada ao estudante brasileiro.
Para começar, as leituras costumam ser obrigatórias e escolhidas pelo professor. E em geral essas literaturas são inadequadas à faixa etária dos leitores. O que acontece fatalmente é que o jovem acaba perdendo o interesse pela literatura. E esse caminho pode ou não ter volta.
Lembro-me de que quando eu estava na sexta série, a professora mandou que a turma lesse um livro de José de Alencar para que fizéssemos uma prova sobre a obra. José de Alencar é maravilhoso, mas os alunos estavam na faixa de onze,doze anos de idade e não tinham ainda cultivado o hábito de ler livros. Muitos desses alunos simplesmente passaram a odiar a literatura brasileira. Confesso que na época eu também não podia ouvir falar no assunto, mas felizmente consegui reverter esse processo de maneira tal que hoje sou apaixonada por todo o tipo de leitura.
Para que possamos contribuir na formação de leitores, não só os professores, como também os pais, devem ter muito bom senso e apresentar à criança as obras adequadas à sua idade de forma gradativa.Para isso é que existem as classificações em literaturas infantis, infanto-juvenis... Não se dá feijoada a um bebê recém-nascido.Primeiro ele precisa do leite materno para aos poucos poder degustar alimentos mais fortes e consistentes. Da mesma forma os livros devem ser apresentados aos pequenos. E não só como obrigação de fazer provas ou avaliações, mas pelo simples prazer de ler.É isso. A leitura precisa proporcionar o prazer de quem toma um livro e o abre movido pela curiosidade de seu conteúdo. E temos que dar o exemplo: se quisermos formar leitores, temos que nos mostrar leitores.
O hábito da leitura de qualidade precisa ser cultivado.Uma vez formado esse hábito, a diversificação de temas é só uma conseqüência natural. É como um vício, mas um vício benéfico.Os horizontes são ampliados de maneira fabulosa a quem costuma ler obras de autores variados, ficções ou não.
O brasileiro, se incentivado desde cedo, apreciará muito os livros. Mesmo com o custo alto das obras nas livrarias, o leitor habitual buscará caminhos alternativos, como bibliotecas públicas ou lojas especializadas em livros usados. E agora, contamos com mais um recurso: os e-books.
O Brasil está precisando de leitores que além de sentir prazer ao ler, saibam interpretar de maneira crítica e consciente as mensagens contidas em cada texto que lhes caia às mãos. A sociedade em geral só terá a ganhar.



Márcia Cristina Neves Reis

No comments:

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br